Por mês são realizados aproximadamente 20.000 procedimentos, além dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, por hora são atendidos 4 pacientes, uma média de 15 minutos por consulta. Frente a grande demanda atendida pelos profissionais da unidade a cogestora, Associação Mahatma Gandhi, intensificou os treinamentos e implantação de protocolos, garantindo atendimento eficaz e resguardando a segurança do paciente.
O coordenador da Educação Continuada, Fábio Cegatti, apontou os ótimos resultados obtidos, após a implantação do POP (Protocolo Operacional Padrão), no mês de outubro de 2016. Quatro meses após a utilização do POP, os Indicadores Assistenciais de Enfermagem, demonstraram a ótima qualidade dos procedimentos e cuidados com os pacientes.
“Mensalmente eu monitoro e avalio toda a assistência prestada ao paciente desde sua chegada na unidade até a alta. Usamos altos padrões de comparação para mensurar o resultado de todo o processo”, garante Fábio Cegatti.
As fichas são analisadas individualmente e toda a conduta do profissional é avaliada. “Os quase erros encontrados são usados para gerarmos medidas corretivas, garantindo melhorias constantes em nosso atendimento”, analisa o coordenador.
As ‘quase falhas’ ocorrem quando o profissional percebe algo que geraria uma falha e a corrige a tempo de ser cometida. “As quase falhas são consideradas e com base nelas buscamos formas de identificar o que a ocasionou, para então garantir que ela não mais aconteça”, finaliza.
A cogestão da unidade aposta na implementação de medidas que garantam a segurança do paciente, eficiência e qualidade no atendimento.
SERVIÇO
Unidade de Pronto Atendimento – Dr. Atílio Carderalli Cipriano, Av.Theodoro Rosa Filho nº 1500, Catanduva. Telefone: 3531-9540.
Fonte: Assessoria/Mahatma Gandhi